quinta-feira, 12 de novembro de 2015

E O TEMPO LEVOU... SAUDADES... - AMÉLIA LUZ




E O TEMPO LEVOU... SAUDADES...
         

         Os anos da mocidade
         escorregaram pelos meus dedos
         sem que eu me desse conta,
         sem que eu percebesse!
         Ah! Quem dera poder voltar...
         Usar mis-en-plis, laquê,
         Cabelos armados em torre
         Como a bela Tereza Goulart
         Vestir minissaia à Mary Quant,
         Exibir meu ban-lon cor pastel
         e saia de tergal plissada!
         Usar perfume "Ma Griffe",
         Ir aos bailinhos toda assanhada
         dançar rock’n’rool ou twist
         assistir aos filmes românticos
         da Paramount ou da Metro Goldwin Mayer
         chorar com Sissi ou La Violetera...
         Vestir o uniforme azul-marinho
         frequentar a escola com vontade
         na verdade aprender Português, Literatura,
         Latim, Francês, Inglês com desenvoltura,
         História da América, História Geral,
         Ou História do Brasil, Geografia,
         Viajando em boa companhia
         Dedicar à Religião, tendo bons costumes como tradição...         
         Matemática, Geometria, com exatidão
         Nada de levar tudo na contramão!
         Fazer Trabalhos Manuais para nota
         estudar solfejando Canto Orfeônico
         cantar no coral com boca redonda
         tirando sempre muita onda!
         Pudesse eu voltar no tempo
         olhar no espelho da vida
         ver de novo meu rosto jovem
         pronto para a caminhada!
         Recitaria uma trova
         do J. G. de Araújo Jorge,
         cantaria "Banho de Lua"
         ouviria o Sole Mio do Elvis
         andaria solta de Lambretta
         tomaria uma dose de Cuba Libre
         ou fumaria de mentirinha um Continental,
         só de fachada, para parecer legal!
         Acompanharia o caso de Aída Curi,
         odiaria o Ronaldo Guilherme
         mas suspiraria por James Dean
         em "Assim Caminha a Humanidade"!
         Admiraria a família Kennedy
         imitaria a elegante Jacqueline
         pintaria a boca de batom Helena Rubststein,
         escreveria meu nome na calçada da fama
         como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.
         Ah, se eu pudesse dançar a Valsa das Debutantes
         vestida de laise ou organdi suíço
         no baile inesquecível que marcou tantas vidas...
         Perderia meu sapatinho de cristal
         esperaria pelo verdadeiro príncipe encantado,
         entraria virgem na Igreja vestida de noiva,
         passaria a lua-de-mel no Guarujá,
         com um duas-peças à Leila Diniz!
         Vestiria um modelito do Denner,
         só para fazer inveja na Maria Stela Splendore!
         Candidatar-me-ia no Concurso de Miss Brasil
         e sem duas polegadas a mais
         daria um viva aos Anos Dourados
         sairia de Bel Air com Juscelino e Dona Sara
         para conhecer Brasília, a novacap
        fincada no Planalto Central
         fazendo um sucesso descomunal...
         Colocaria um hi-fi da Dolores Duran
         ou da Matarazzo. Ah, “Se meu mundo caiu”,
         que pena, “foi um tempo que passou”...
         E... “A noite do meu bem,”

         a modernidade impiedosa, engoliu!


Amélia Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário